Storytelling – Melhor que uma boa história, é saber contá-la

Pense nas histórias mais interessantes que você já ouviu. Aposto que elas ficaram marcadas e, de alguma forma, influenciaram a maneira como você pensa hoje. Seja um conto infantil, um romance ou uma situação real vivida por um personagem de uma grande reportagem, as histórias têm o poder de influenciar e transmitir de forma fácil determinados tipos de mensagem.

Não há muito, surgiu um novo termo para essa prática antiga: o storytelling. Percebeu-se que a ação de contar histórias pode ter muito a oferecer ao marketing, envolvendo o espectador/consumidor em uma situação com que ele se identifica.

Neste artigo, dizemos a você como contar boas histórias que envolverão seu público. Acompanhe!

Contando histórias que cativam

As histórias, de maneira geral, seguem uma estrutura bem parecida. Elas têm um personagem, um problema que dificulta a vida desse personagem, um estalo para uma solução e um cenário no qual o problema é resolvido.

A ideia do storytelling é criar uma ambientação para que o seu interlocutor se identifique com esses elementos. Isso é fácil de acontecer quando você conta uma história que é real, credível e fácil de se identificar. 

O storytelling e o marketing

Histórias que criam vínculos emocionais são uma ótima forma de fortalecer o branding de uma empresa. Mas, para isso, é preciso apostar em narrativas que reflitam aquilo que a empresa é e o que acredita, além de, claro, serem genuínas.

Tanto em empresas do mercado de Business to Business (B2B) quanto do Business to Consumer (B2C) podem aproveitar a onda do storytelling, o importante é que a mensagem seja bem passada, seja de forma escrita, em artigos, ou no formato visual em vídeos institucionais, animações ou vídeos educativos.

Colocando em prática o storytelling

A primeira etapa para contar bem uma história é construir um bom briefing. Nele, deve estar contida a mensagem principal que se deseja passar. Mesmo que a história a ser contada seja fictícia, é importante que, no final das contas, ela seja possível e compatível com o que sua empresa é e acredita.

Utilize elementos que geram comoção no interlocutor, seja ela de raiva, identificação, emoção ou pena.

A estrutura do storytelling

Uma história, para uma empresa que presta serviços no mercado B2B, pode se enquadrar na seguinte estrutura, por exemplo:

  • Um problema inicial: qual o problema que a personagem tinha? Como ela sofria com isso e como isso afetava as suas vendas?
  • Uma solução: fale sobre o “estalo”. O que foi proposto para reverter o problema?
  • Um novo cenário: como essa solução ajudou a personagem inicial a minar os seus problemas? Ela conseguiu aumentar as vendas em quanto?

O melhor formato para uma boa história

A melhor história precisa do melhor formato. Algumas delas são curtas, rápidas e ideais para serem contadas como exemplo em artigos. Outras são mais encantadoras e merecem estar em conteúdo exclusivo, explorando elementos audiovisuais. Nesse caso, os vídeos institucionais ou educativos são uma boa opção.

Fazer um bom branding passa por soluções criativas, que despertam interesse e curiosidade. Utilize todas as ferramentas a seu favor e seja mais um exemplo de bom uso do storytelling!

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